disfunção eréctil masculina

O papel da mulher na disfunção eréctil masculina



A disfunção eréctil masculina é um problema principalmente do homem, mas a mulher tem um papel crucial no tratamento e apoio do companheiro. Saiba a melhor maneira de lidar com a situação.

  • O que é a Disfunção Eréctil:

A disfunção eréctil é um problema que afecta cerca de 500 mil homens em Portugal e que condiciona o seu relacionamento pessoal e consequentemente a sua vida social.

Comummente tratado por impotência sexual, é quando o homem não consegue que o pénis fique erecto num momento de excitação e lhe permita ter um relacionamento sexual, os médicos tratam este problema por DE – disfunção eréctil.
A disfunção eréctil, pode e deve ser tratada, mas para isto o homem tem que aceitar o problema e querer resolvê-lo. Neste sentido, a mulher desempenha um papel essencial, motivando a ida ao médico, o tratamento e fortalecendo a intimidade do casal. Há que desmitificar a ideia que só se tem intimidade através das relações sexuais. Este problema pode ser a desculpa para fortalecer o seu relação.
  • Causas da Disfunção Eréctil:

Os homens que apresentam problemas de erecção, principalmente se durar várias semanas, devem procurar ajuda médica. Cerca de 80% dos homens têm outra doença física que está a causar o problema de erecção.

A disfunção eréctil pode estar associada a um problema físico ou psicológico, embora na maior parte dos casos os motivos são exactamente a junção deste dois campos.

A hipertensão, a diabetes, a tomada de alguns fármacos, são exemplos de algumas causas que debilitam a erecção do homem. A ansiedade, um esgotamento ou a pressão do acto sexual são factores que psicologicamente mexem com o homem, impedindo a sua erecção.

O stress nos dias de hoje também é apontado como causa frequente, assim como a mudança de companheira.

Procure sempre conversar com o seu companheiro sobre a situação. Encarar estes problemas com naturalidade é a melhor opção, afinal também a mulher sofre de oscilações de desejo sexual, devido à menopausa por exemplo.

Ter uma vida sexual activa e saudável, passa muitas vezes pela partilha de problemas do casal, nomeadamente do foro sexual.

Existem no mercado vários tratamentos disponíveis, desde tratamentos orais a terapias do casal ou combinadas, converse com o seu médico e utilize aquela que é mais adequada ao problema.

  • Manter a intimidade no casal:

É recorrente que quando um homem se apercebe do seu problema tente evitar ter relações sexuais, e assim se afasta lentamente da parceira. A troca de mimos começa a ser cada vez menor até se tornar escassa, assim como beijos, abraços ou carícias.

Os homens reagem assim, pois perante a impossibilidade de responderem no acto sexual, julgam que não vale a pena qualquer tipo de intimidade que possa despoletar outras vontades.

Em alguns casos também se pode verificar o oposto da situação, é a mulher que para evitar o embaraço no homem e já estando ocorrente do problema, se afasta e elimina o desejo ou a intimidade do casal naquela fase.

Cabe à mulher a iniciativa de tentar mudar esta situação, tornando o problema do homem, uma etapa a ultrapassar por ambos. O toque e o diálogo são elementos-chave neste caso. Demonstre que é possível manter a intimidade e que muitas vezes, certos gestos, como um abraço mais forte, ou algumas carícias faciais servem para manter a relação acesso e aliviar o constrangimento deste problema.

Tendo em conta o orgulho masculino, é importante realçar ao homem que não é necessário ter relações sexuais para que as pessoas se continuem a sentir amadas e desejadas. Faça do tratamento à DE uma oportunidade de se reconhecerem, leve-o a jantar fora, partilhem momentos de descontracção.

Existem mil e uma maneiras de demonstrar o seu amor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

2leep.com